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Mais de 25 mil pessoas são esperadas no Festival de Inverno de Pedro II

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A 12º edição do Festival de Inverno de Pedro II está com a data marcada para os dias 4, 5, 6 e 7 de junho. Durante reunião na sede da Secretaria de Turismo do Estado, na qual estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II e das polícias Militar e Rodoviária Federal, além de outros órgãos do governo, foi dito que a expectativa é ultrapassar o número de turistas do ano passado. Em 2014, o festival contou com cerca de 22 mil pessoas.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Rejanete Campelo, o evento deste ano ainda deve buscar opções de entretenimento aos turistas durante o dia. “Como nosso festival já é consolidado, vamos buscar oferecer atividades alternativas para os turistas curtirem também durante o dia, e não ficarem restritos aos shows que acontecem à noite. Para isso, estamos vendo a viabilidade de oferecer alguns trabalhos sociais”, declara. A secretária completa dizendo que o festival depende de todos os órgãos envolvidos. “O festival é um sucesso porque todos os envolvidos cumprem sua funções com êxito”, afirma.

As atrações locais irão abrir o evento para reforçar a cultura local. "Artista de Pedro II deve se apresentar no primeiro dia para que a nossa cultura se consolide e outras pessoas vejam a arte que é produzida na cidade", complementa a secretária.

Para o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, os pontos de maior atenção estão sendo reforçados. "As questões de saúde e segurança serão intensificadas. Vão ser deslocados efetivos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Rodoviária para auxiliar na segurança. Queremos fazer o possível para que as pessoas tenham um boa estadia e que voltem nos anos seguintes para participar do evento.", relatou Flávio.

Duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros já estão preparadas para atender a população durante os quatro dias de evento. " Ano passado apenas uma ambulância estava disponível e nove policiais prestaram serviço. Este ano contamos com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Pedro II para aumentar esses números e não haja problemas, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, José Nilton.

O trânsito na cidade e região deve ser reforçado com medidas preventivas e punitivas, tanto pela Polícia Rodoviária Federal, quanto pelo DETRAN-PI. "Nós vamos realizar um trabalho dois dias antes do evento para orientar os moradores, além de estarmos presentes durante todos os dias para facilitar a locomoção dos visitantes", falou a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Jeovanna Moura.

Em relação às hospedagens, a secretária de Pedro II disse que há um cadastro para as pessoas que cedem suas casas durante o festival. "Já são 150 residências cadastradas, no entanto essas residências não ficam ocupadas durante todos os dias. A preocupação maior agora é que haja um contrato para reservas durante todos os dias", diz Rejanete.

O plano de ação para os dias de evento deve ser apresentado no dia 22 de abril, em uma outra reunião de planejamento para o Festival de Inverno. A reunião deve acontecer em Pedro II para que os órgãos responsáveis conheçam a estrutura do local e tracem metas que sejam adequadas à região.

Fonte: O Dia
Fotos: Assis Fernandes 

Secom

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